Serviços

Elaboração e Análise de projectos de Térmica de edifícios nos termos previstos pelo DL 118/2013

A CERTITERM, Lda., actua sob compromisso de excelência nas diversas áreas da Engenharia. Elaboramos e Analisamos Projectos Técnicos de Especialidade, bem como Projectos nas mais variadas vertentes na área da Energia. Apresentamos soluções centradas no cliente e simultaneamente nos requisitos legais aplicáveis (RHE, RECS, etc.), sempre com especial atenção nas soluções diferenciadoras e inovadoras que melhor conciliam excelência técnica com a sua própria exequibilidade sem nunca perder de vista a análise económica e racional do serviço contratado.

Emissão de Pré Certificados Energéticos E Certificados Energéticos nos termos previstos do RHE e do RECS

A CERTITERM, através dos seus Peritos Qualificados, no âmbito do SCE e das suas competências, pode emitir dois tipos de documentos comprovativos da situação regulamentar e do desempenho energético de um edifício ou fracção autónoma, designadamente:
- Pré Certificados Energéticos(PCE), depois de verificado o projecto do edifício ou fracção autónoma e que deve ser integrada no processo de pedido de licenciamento ou de autorização de construção;
- Certificado Energético (CE), após verificação da conclusão da construção do edifício ou fracção autónoma e que deve ser apresentado no processo de licença de utilização.

Elaboração de Auditorias Energéticas

A CERTITERM realiza Auditorias Energéticas que se caracterizam pela abordagem horizontal de todos os aspectos relacionados com o uso da energia ou que de alguma forma contribuam para a caracterização dos fluxos energéticos, através do recurso a equipamentos de medição e registo de temperaturas, humidades e consumo energéticos, de medição de caudais de água, de medição de luminosidade e de intensidades de correntes. A auditoria energética espelha-se num exame detalhado das condições de utilização de energia num edifício, que permite conhecer onde, quando e como a energia é utilizada, qual a eficiência dos equipamentos e onde se constatam desperdícios de energia, indicando, por sua vez, soluções para as anomalias detectadas. Deste modo, uma auditoria eficaz traduz-se num processo de tarefas a desenvolver, por ordem e sequência correcta, que versa desde a análise minuciosa dos consumos de energia e produção dos cinco anos anteriores à auditoria, passando pela análise detalhada das facturas de energia dos 12 meses que antecedem a auditoria, pela análise física dos equipamentos geradores e/ou consumidores de energia, as suas condições de operação e controlo, assim como os cuidados de manutenção e o seu tempo de funcionamento, até à fase final do estudo no qual são indicados os resultados e medidas a implementar para a redução dos consumos energéticos.
Assim, são objectivos, da auditoria, a caracterização energética da instalação e sistemas instalados, bem como identificar e estudar as medidas com viabilidade técnico-económica, a incluir, de maneira a reduzir os consumos energéticos necessários à sua actividade. Estas medidas serão implementadas num plano estratégico de intervenção que definirá claramente as acções a incrementar e os objectivos anuais a alcançar, no que concerne à redução dos consumos energéticos.

Realização de inspecções periódicas a caldeiras e sistemas de ar condicionado

Elaboração de planos de racionalização energética

Elaboração de projectos de climatização e ventilação mecânica

A CERTITERM executa Projectos de Climatização de forma a assegurar, o bem-estar e conforto térmico das pessoas num determinado espaço, através de processos que levam esse meio ambiente a permanecer numa “faixa” de temperatura ideal. Por outro lado, o projecto de ventilação mecânica é utilizado em todos os projectos da CERTITERM cujo objecto é a exaustão de odores, retenção de gorduras, desenfumagem, desumidificação e renovação do ar. Este tipo de Projecto traduz-se num sistema que permite a renovação do ar interior por ar novo atmosférico exterior recorrendo a ventiladores movidos a energia eléctrica. A ventilação permite manter um conforto adequado e uma boa qualidade de ar nas habitações, da mesma forma que uma ventilação eficiente contribuirá para preservar a saúde dos habitantes.

Elaboração de projectos de energias renováveis (solar térmico e fotovoltaico)

A União Europeia com o intuito de cumprir o protocolo de Quioto, estabeleceu, entre outras medidas, objectivos definidos no que diz respeito ao sector das energias, designadamente, as metas a alcançar relativamente à utilização de energias alternativas de origem renovável. Consequentemente a publicação de legislação específica, veio regulamentar os diferentes modos de produção de energia sustentável, através da utilização de recursos renováveis. Posto isto, a crescente incrementação das energias renováveis no mercado energético gera novos desafios de investimento em projectos que assentem na diversificação das fontes de energia e que tragam uma mais-valia para os seus utilizadores. Deste modo, a CERTITERM aconselha ao cliente a melhor solução para as necessidades energéticas existentes, a nível do Solar Térmico e Fotovoltaico, com realização de projectos referentes à instalação de colectores solares térmicos e de painéis solares fotovoltaicos, simulando qual a classe energética que o edifício ou fracção autónoma irá obter após a instalação dos mesmos, também com o intuito de aproveitar as medidas de incentivo do governo para a aquisição de equipamentos de energias renováveis.

BENEFICIOS FISCAIS:

IRS
São dedutíveis à colecta em sede de IRS 30% dos seguintes encargos relacionados com imóveis situados em território português, com o limite de 586 euros:
- Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento para habitação permanente do arrendatário. A este regime exceptuam-se as amortizações efectuadas por mobilização de saldo de Conta Poupança Habitação;
- Prestações devidas em resultado de contratos celebrados com cooperativas de habitação ou no âmbito de regime de compras em grupo, para a aquisição de imóveis destinados à habitação própria permanente ou arrendamento para habitação permanente do arrendatário, no que diga respeito a juros e amortizações das respectivas dívidas.
O limite estabelecido de 586 euros será elevado, tendo em conta os escalões previstos no n.º 1 do artigo 68.º do Código do IRS, nos seguintes termos:
- Em 50 % para os sujeitos passivos do 2.º escalão (rendimentos até 7.192 euros), para 879 euros;
- Em 20 % para os sujeitos passivos do 3.º escalão (rendimentos até 17.836 euros), para 703,20 euros;
- Em 10 % para os sujeitos passivos do 4.º escalão (rendimentos até 41.021 euros), para 644,60.
Aos limites acima referidos é acrescido 10% no caso de imóveis classificados na categoria A ou A+, de acordo com o certificado energético atribuído nos termos do Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril
IRC
As empresas que invistam em equipamento solar térmico podem amortizar o respectivo investimento no período de quatro anos, visto ser de 25% o valor máximo da taxa de reintegração e amortização aplicável. Trata-se de uma medida importante, pelo facto de permitir a amortização dos sistemas solares, independentemente de outros incentivos. (Base legal: Dec. Regulamentar N.º 22/99, de 6 de Outubro).
IMI
Os imóveis que utilizem técnicas eficientes e ambientalmente sustentáveis, activas ou passivas (ex: equipamento de captação de energia solar ou eólica) beneficiam de uma redução no valor a pagar de IMI até 10%. Aquando da primeira avaliação para cálculo do valor patrimonial do imóvel, existe uma diminuição de 5% e 10%, respectivamente, para imóveis residenciais e imóveis destinados a comercio, indústria e serviços (Base legal: art.º 43º nº 1 da Lei nº 53-A/06, de 29 de Dezembro).

Elaboração de projectos de redes (hidráulica e gás)

A CERTITERM, de acordo com as normas e legislação em vigor, elabora projectos de redes, nomeadamente de hidráulica e de gás constituindo elemento central dos projectos técnicos, que compreendem, entre outros, os seguintes: rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais, rede de drenagem de águas pluviais, rede de gás, produção de águas quentes sanitárias, rede de incêndio armada, rede de sprinklers, rede de distribuição de água fria e rede de distribuição de água quente.

Simulação térmica de edifícios

A CERTITERM realiza simulações térmicas de edifícios (software que cumpre o Standard da ASHRAE 140-2004)

Consultoria Energética

A energia apresenta-se como um activo de extrema importância em toda a actividade económica, com impacto cada vez maior na economia mundial, aliando-se o facto de o seu custo representar uma fatia cada vez maior para as empresas e organizações. A CERTITERM tem para apresentar aos seus clientes, um conjunto de serviços de consultoria e gestão energética, sempre com a qualidade técnica e económica que nos identifica como empresa de excelência, destacando entre outros:

• Análise de investimentos na área de energia;
• Pareceres técnicos na área da energia;
• Análise económica de projectos relacionados com as energias renováveis;
• Elaboração do Project Finance de sistemas de produção renovável;
• Caracterização energética Regional;
• Consultoria Estratégica na área da Energia;
• Consultoria em projectos de energia;
• Consultoria a empresas de energia;
• "Sustainable Energy Advice Project" (em fase de projecto/construção);
• Realização de Estudos e Consultoria sobre a integração de sistemas de produção distribuída;
• Operação de Sistemas de Gestão de Energia;
• Medição da Qualidade de Energia;
• Sistemas de Análise da Qualidade de Energia;
• Gestão de Manutenção;
• Gestão de Energia;
• Sistemas de Gestão Energia;
• Sistemas de Gestão Técnica;
• Desenvolvimento de Software Energético;
• Monitorização da Produção de Sistemas Renováveis;
• Análise e preparação de propostas a fundos;
• Contabilidade Energética;
• Planeamento Regional de Energia.

Modelos BIM - MEP

A CERTITERM, Lda., elabora modelos BIM - MEP (Building Information Modeling - Mechanical, Electrical, and Plumbing)